Sem categoria

Você sabe qual é a relação do PIB com o mercado imobiliário? Iremos te explicar!

março 4, 2020
Tempo de leitura 2 min

Após a notícia do crescimento de 1,1% do PIB brasileiro, as expectativas para uma melhora na economia em 2020 são altas. Mesmo com um aumento tímido, é possível se dizer que, ainda esse ano, o PIB crescerá um pouco mais.

Mas o que isso irá impactar no mercado imobiliário? Quais são os reflexos deste aumento? Vamos mostrar que este leve crescimento do PIB está diretamente ligado a uma alta no setor, veja!

PIB

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Por isso, os setores destes bens e serviços são os responsáveis pelo desempenho do PIB, e um dos principais é o setor de construção civil, relacionando diretamente com o mercado imobiliário.

A alta ou a queda no setor, afeta diretamente a performance do PIB, já que o mesmo está ligado a taxa SELIC, que atingiu a queda histórica de 4,25%. Graças a isso, o cenário para o mercado se mostrou positivo, gerando um bom resultado para o setor em 2019.

Desempenho de mercado

Este foi o terceiro ano consecutivo de alta no PIB, porém ainda falta avanços para tentar alcançar o ultimo pico de 3%, ocorrido em 2013.

Segundo o Ministério da Economia, os setores que mais contribuíram para essa alta em 2019 foram:

  • Investimentos: 2,2%
  • Consumo das famílias: 1,8%
  • Construção civil: 1,6%
  • Serviços: 1,3%
  • Agropecuária: 1,3%

Mercado imobiliário

Pela primeira vez em 5 anos, o setor volta a crescer, sendo um dos que mais se destacou em 2019. Segundo o IBGE, a alta pode ser atribuída pela atividade imobiliária, e não pelo setor de infraestrutura. As vendas de imóveis residenciais no país cresceram 9,7%, já os lançamentos apresentaram uma alta de 15,4%.

Somente esse ano, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) cresceram 42,7%, atingindo R$ 7,27 bilhões em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Cenário positivo

O cenário para 2020, conforme as estimativas do Banco Central, é positivo, visto que o setor imobiliário será um dos responsáveis pela retomada da economia do país, com previsão de 2,2% no PIB.

 

Sendo assim, acrescentando isso junto as quedas da SELIC, é um ótimo momento para se investir num imóvel. E se você já está com isso em mente, nós podemos te ajudar! Aqui você consegue seu financiamento com a taxa ideal para o seu bolso, melhores condições e, o melhor, sem ter dor de cabeça.

Te ajudamos a realizar o sonho da casa própria! Financie seu imóvel com a gente!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário