Educação financeira

Veja 4 dicas de como economizar dinheiro para comprar seu imóvel

janeiro 18, 2019
Tempo de leitura 4 min

A compra de um imóvel é o sonho da maioria das pessoas: além poder ter um lugar para morar e evitar pagar aluguel, ele ainda é considerado uma ótima fonte de investimento. Contudo, o grande problema é que muitos não conseguem enxergar meios de fazer essa aquisição a partir de uma análise superficial do seu orçamento.

Se essa é também a sua dificuldade, não preocupe, pois com as orientações corretas sobre como economizar dinheiro você terá sucesso nessa empreitada.

E para te ajudar a realizar esse sonho, neste post, apresento 4 dicas de como economizar dinheiro para comprar seu imóvel. Boa leitura!

1. Fazer um bom planejamento financeiro

Uma das principais dicas de como economizar dinheiro para comprar seu imóvel é fazer um bom planejamento financeiro, uma vez que é por meio do planejamento que você vai calcular e organizar as suas despesas e os rendimentos esperados. Assim, é mais fácil não comprometer todo o salário com gastos desnecessários, já que você estará com o objetivo de comprar a sua moradia.

Para isso, foque no seu objetivo! É importante criar uma planilha a fim de anotar suas receitas e despesas e fazer as suas projeções de quanto você pode poupar a cada mês para realizar o sonho de comprar o seu imóvel. Com isso, você terá um fluxo de caixa definido com valores que devem ser empregados de forma exclusiva no seu investimento.

2. Destinar um percentual da renda para a aquisição do imóvel

Além de fazer um bom planejamento financeiro, outra dica fundamental é destinar um percentual da renda para a aquisição do imóvel. Trata-se de separar mensalmente uma parte do seu salário com o objetivo de destiná-lo à compra da sua moradia. Para isso, é necessário ter um planejamento focado em redução de gastos desnecessários, como dito antes.

Assim, se você tem a meta de reter 40% do seu rendimento para a compra do imóvel, por exemplo, também é aconselhável guardar esse dinheiro em uma poupança ou em algum outro investimento adequado, pois assim evita-se ter contato com essa quantia antes da hora.

3. Comparar as taxas de juros

Comparar as taxas de juros é outra orientação interessante. Como o ritmo de vida está cada vez mais corrido, a busca por consultoria especializada em crédito imobiliário tem aumentado muito. Isso porque a maioria das pessoas necessitam do financiamento para a aquisição da moradia, sendo que as taxas de juros sofrem variações nas diferentes instituições. Além disso, o consultor é a pessoa ideal para te informar sobre todos os encargos e taxas que serão incluídos, assim como o prazo de pagamento do financiamento, para que você não tome prejuízos e possa se programar.

4. Ter atenção ao contrato

Por fim, para economizar dinheiro e comprar seu imóvel, é essencial ter atenção ao contrato. Isso se faz necessário porque geralmente é possível fazer boas negociações com as construtoras e ganhar benefícios e descontos na venda. No entanto, tudo deve estar formalizado por meio das cláusulas presente no contrato para você não ter nenhum problema depois. Para isso, você também pode contar com a ajuda do seu corretor de imóveis, além do consultor de crédito imobiliário.

Neste post, abordei sobre 4 dicas de como economizar dinheiro para comprar seu imóvel. Vale ressaltar que, para ter sucesso nesse processo, deve-se buscar o auxílio de uma consultoria em financiamento imobiliário a fim de esclarecer dúvidas, de modo que você faça um financiamento sem burocracias, mais rápido e com a melhor taxa de mercado.

Então, gostou do nosso texto? Agora compartilhe essas dicas preciosas com os seus amigos nas redes sociais!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário