Educação financeira

Tire todas as suas dúvidas sobre a Nova Reforma da Previdência

novembro 29, 2019
previdencia
Tempo de leitura 3 min
A aposentadoria é o benefício que independente da idade, um dia vai ser preciso planejar. Seja para viajar, investir em um imóvel ou aprender novos hobbies, é importante saber sobre as mudanças da reforma da previdência. Pode ser que ainda existam dúvidas ou você esteja confuso com o impacto da nova reforma, por isso selecionamos para você as principais mudanças:

As 7 principais mudanças da Reforma da Previdência

1) Aposentadoria para as Mulheres

Agora com a idade mínima aos 62 anos e com tempo mínimo de contribuição, que inicialmente era de 20 anos, ficou em 15 anos. Quem for profissional liberal só se aposenta por tempo de contribuição. Se as mulheres optarem por se aposentar por tempo de pagamento terão direito a 60% do benefício. Depois disso, a cada ano de pagamento será possível receber 2% a mais do valor. Dessa forma, se escolherem se aposentar por tempo de pagamento deverão ter pago o INSS por 35 anos, se quiserem receber 100% do benefício.

2) Homens no Regime Geral

 Deverão contribuir pelo menos por 20 anos, para poder se aposentar por tempo de pagamento do INSS. Para aqueles que já estão no mercado de trabalho, vão poder se aposentar com 15 anos de pagamento. Profissional liberal ou autônomos só se aposentam por tempo de contribuição. Assim como no caso anterior, a cada ano de pagamento a mais eles vão receber 2% a mais no benefício. Contudo, para que recebam 100% do valor é preciso contribuir por 40 anos.

3) Servidores Públicos

 Deverão ter mínimo de 25 anos de contribuição, tanto homens. Caso seja por idade, vale a de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. No caso de servidores da União, será possível a cobrança de alíquotas extraordinária.

4) Benefício de aposentadoria

Hoje, para o cálculo do valor são considerados apenas os salários 80% maiores. Com a reforma da previdência todos os pagamentos feitos, de acordo com o salário, entrarão na contabilização.

5) Trabalhador rural

 Mulheres poderão se aposentar com 55 anos e homens com 60 anos. No caso de trabalhador rural, é preciso ter contribuído pelo menos 15 anos.

 6) Professores

É preciso ter pelo menos 25 anos de pagamento, para o setor privado. No caso de aposentadoria por idade, mulheres podem se aposentar com 57 anos e homens podem se aposentar com 60 anos.Para professores que atuam no serviço público é preciso que tenham trabalhado pelo menos 10 anos no setor e estejam há cinco anos no cargo no mínimo.

7) Pensão por morte

 Após a reforma passa a ser de 60% do benefício. No caso de dependentes, a pessoa receberá mais 10% a mais por dependente.

8) Abono salarial

Quem ganhar até 1.364,43 reais (1,4 salários) mensais terá direito a receber o abono salarial. Atualmente, pessoas que recebem até 2 salários têm direito a receber o abono salarial. Dessa forma, o número de indivíduos beneficiados deverá cair consideravelmente.   Gostou do artigo? Assine a nossa newsletter e acompanhe nosso Facebook, Instagram e LinkedIn.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário