Sem categoria

Saiba com cultivar uma horta orgânica em pequenos espaços

setembro 2, 2020
Tempo de leitura 3 min

Credi Dicas

Muitas pessoas acham que é necessário ter um bom espaço para cultivar uma horta. Porém, há muitas maneiras de adaptar o plantio de ervas e hortaliças para espaços pequenos, como em um apartamento. Além disso, ter uma horta pode ser uma atividade relaxante e uma forma de qualidade de vida, já que envolve o contato com a natureza e a produção do próprio alimento orgânico e fresco para consumir em casa.

Vamos mostrar a você que não é necessário muito esforço, tempo, dinheiro ou espaço para fazer sua própria horta orgânica. Separamos algumas dicas para você começar:

Por onde começar?

Escolha o espaço onde sua horta orgânica ficará. Há diversas maneiras para começar a construir uma horta, mas a única coisa primordial é a luz solar. Geralmente, para apartamentos, a varanda ou área de serviços são bons locais. Ambientes onde há calor e luz são fundamentais para o desenvolvimento das hortaliças e espécies plantadas. Locais escuros ou com muita sombra não permitem bom desenvolvimento, e é melhor que sejam planos ou levemente inclinados.

Onde colocar?

Como pontuamos antes, há diversas maneiras para se começar. Para locais sem muito espaço, o ideal são pequenos vasos para cada espécie, ou um maior que tenham mudas, com 20cm de distância uma da outra e que as mesmas tenham características semelhantes entre elas. Manjericão e coentro, são exemplos de temperos que podem ser plantados no mesmo vaso, assim como orégano e manjerona.

Horta vertical

Uma boa opção para apartamentos é a horta vertical. Vasos suspensos podem ser opção para o plantio, bem como pallets, que são econômicos e organizam as hortaliças verticalmente, sem ocupar muito espaço. Reaproveitamento de garrafas pet é uma das dicas para não ocupar espaço, pois você pode deixá-las suspensas em uma parede livre.

Hora de colocar a mão na massa!

Já com a escolha do local, o solo para o plantio deve ser preparado. O mais indicado para o plantio é a terra vegetal adubada e é recomendado uma profundidade de no mínimo 30 cm nos canteiros, para facilitar o enraizamento das plantas. O adubo é importante para fortalecer a horta e prover matéria orgânica para reestruturar o solo. Fontes de nutrientes caseiras podem ajudar com isso também, como casca de ovo e alimentos com resíduos orgânicos que não causam nenhum dano à horta, pessoas, animais e ao meio ambiente.

O que plantar?

O que mais podemos ver em hortas comuns, são hortaliças e ervas usadas no dia a dia. Nestes ambientes adaptados, você pode semear salsinha, cebolinha, coentro, alface, chicória, hortelã, alecrim, almeirão, rúcula, espinafre, couve folha, manjericão, poejo, erva cidreira e ainda as hortaliças fruto como pimentão, tomate e pimenta.

Como cuidar?

É muito simples cuidar da sua hortinha, porém os cuidados precisam ser diários. É necessário regar a horta todos os dias para que cresçam fortes e mais rápido. Lembrando que importante drenar a água para não deixar o local encharcado.

 

E depois é só esperar para colher os frutos da sua própria horta e consumi-los! É uma maneira saudável e econômica de ter condimentos essenciais para a alimentação diária. Aproveite a quarentena para construir a sua horta e acompanhe nossas dicas no Blog e redes sociais.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário