Dia a Dia

Saiba como as plantas podem decorar o ambiente e ajudar no bem-estar e na saúde.

maio 20, 2020
Tempo de leitura 3 min

CREDI Dicas

Já está provado que plantas em um ambiente traz muitos benefícios, além de ajudar na sua decoração, as plantas possuem poder de relaxar e animar. Mesmo com variações de espaço e claridade, existem plantas específicas que irão se adaptar ao seu ambiente. Vamos mostrar como e te dar algumas dicas!

Espaço e decoração

Como otimizar os espaços da sua casa ou apartamentos com lindas plantas? Muitas vezes, isso pode ser difícil, já que algumas dessas dependem da luz do sol. Mas vamos te ajudar a escolher a planta ideal de acordo com o ambiente adequado.

Para varandas ou lugares abertos e com luz:

  • Cactos
  • Buxinho
  • Espada de são Jorge
  • Pau d’água
  • Costela-de-adão

Para ambientes internos:

  • Suculentas
  • Samambaias
  • Orquídeas
  • Palmeiras
  • Violetas e hortênsias
  • Mini cactos
  • Begônias

Plantas medicinais

Para o bem-estar, separamos algumas plantas que, além de decorar seu ambiente pode fazer muito bem à saúde e deixar um delicioso aroma por todo o espaço. Veja só algumas dicas:

Alfazema

Suas flores têm um delicado aroma calmante, além de conter seu óleo essencial que carrega mais de 150 compostos que respondem por seus bons efeitos, que vão desde o combate à insônia até falta de apetite.

Arnica

O tratamento com arnica sempre foi conhecido por cuidar de machucados, principalmente aqueles que deixam manchas roxas. Isso é possível graças aos benefícios da substância quercetina, responsável por aumentar a resistência dos vasos e a irrigação sanguínea. Por isso o coágulo vai sendo curado, curando as manchas roxas.

Camomila

Uma erva popular, usada em chás e com flores delicadas. A erva é muito usada para acalmar cólicas e como anti-inflamatória, graças ao camazuleno, óleo essencial com propriedades anti-inflamatórias. Suas flores são lotadas de substâncias emolientes, que ajudam a manter a hidratação da pele.

Erva-cidreira

Além de ser uma planta com flores delicadas, seu chá é ótimo para combater cólicas e gases. A erva também ajuda a relaxar naqueles dias mais tensos, graças ao efeito calmante de seus óleos essenciais.

Erva-doce

Os benefícios da erva vão do seu perfume ao seu sabor, bem como ser bom remédio contra gases e evitar contrações dolorosas do estômago e intestino, as populares cólicas. A mesma é rica em óleos essenciais que agem na musculatura abdominal e suas sementes são facilmente encontradas nos supermercados.

Eucalipto

É um ótimo aliados dos pulmões e deixa um delicioso aroma refrescante no ambiente! O eucalipto tem componentes como o eucaliptol e o citronelol que deixam as secreções mais fluidas e fáceis de serem eliminadas, além de dilatar os brônquios, facilitando a saída do catarro. Por tudo isso, as folhas dessa árvore perfumada servem de alívio para quem sofre de problemas respiratórios, como asma e bronquite.

 

Todas essas, precisam de pouco espaço e solo molhado sempre que puder. Por isso, além de serem super simples nos cuidados, elas trazem muitos benefícios para seu lar. Nós da Credimorar, queremos ver sua casa linda e cheia de energia!

E semana que vem daremos mais uma dica incrível sobre plantas. Não deixe de conferir!

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário