Mercado imobiliário

Retrospectiva 2019

dezembro 31, 2019
retrospectiva2019
Tempo de leitura 3 min

Saiba sobre Financiamento Imobiliário

O Brasil termina 2019 em meio a um processo na redução das taxas de juros. Isso já representa melhorias no cenário econômico.

O ambiente econômico apresenta indicadores positivos em termos de PIB, na geração de novos empregos, na queda da inflação e diminuição da taxa de juros. Portanto, o setor da construção civil destaca-se com crescimento de 1,9% no segundo trimestre e na geração de 117 mil novos postos de trabalhos.

Atualmente o PIB ( Produto Interno Bruto) cresce em torno de 1% e as projeções para 2020 indicam alta de acima de 2%, amparado pelas taxas de juros baixas e a inflação em torno de 4%.

Vale ressaltar que, segundo a FGV, a construção civil é um setor com grande potencial de geração de emprego e renda: para cada R$ 1 milhão investido, são gerados 7,64 empregos diretos e 11,4 empregos indiretos.

Crédito imobiliário em recuperação

Dados da Abecip mostram uma recuperação do crédito imobiliário no país. Nos 9 primeiros meses de 2019, os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas de poupança atingiram R$ 54,7 bilhões,  34,1% mais alto em relação ao mesmo período do ano passado.

No acumulado de janeiro a setembro, as vendas de 30,5 mil imóveis e os lançamentos de 32 mil unidades aumentaram 68,8% e 96,1%, respectivamente, em relação ao acumulado do mesmo período de 2018.

Os juros médios do crédito no setor ficaram em torno de 8%, atingindo a mínima histórica do Banco Central. Segundo a Abrainc, a cada ponto percentual na redução nos juros imobiliários, pelo menos 2,8 milhões de famílias passam a ter condições de contratar esse tipo de crédito.

A recente iniciativa da semana de renegociação (de 2 a 6 de dezembro), resultado do acordo da Febraben com o Banco Central, visa melhorar a educação financeira no país, e possibilitou que clientes de diversas instituições bancárias pudessem renegociar as suas dívidas com possibilidade de usar o saldo do FGTS, entre outras medidas.

Estamos otimistas com 2020

Acreditamos pelos indicadores financeiros, que o cenário econômico está em processo de melhoria. Além disso, será necessário manter a dedicação para persistir nos seus sonhos e objetivos definidos para o novo ano.

Sabemos que, traçar suas metas pessoais e profissionais, ter um bom planejamento orçamentário são atitudes fundamentais. Portanto, coloque tudo na ponta do lápis, calcule suas despesas e comece – ou continue – a investir no seu futuro.

Para usufruir da sua independência financeira, tenha sempre o foco na redução das despesas fixas, e coloque em prática seu plano de ter um imóvel. Além disso, lembramos da importância de contar com uma consultoria financeira especializada, para orientar  e fazer o financiamento com as melhores taxas.

Preparado para 2020? Ficou interessado em ver mais conteúdos como este ou ter uma consultoria gratuita para conseguir o seu imóvel? Então, entre em contato com a gente! Será um prazer fazer parte da realização do seu sonho.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário