Educação financeira

Prepare um bom planejamento financeiro

novembro 26, 2019
prepare um bom planejamento financeiro
Tempo de leitura 3 min

5 Dicas importantes para você fazer um planejamento financeiro

2019 já está acabando e começamos a pensar no planos e metas que queremos pro próximo ano. Um bom planejamento financeiro vai ter poupar tempo, evitar gastos à toa e te ajudar a realizar os seus sonhos. Por isso, preparamos um post com  dicas importantes que vai te ajudar no controle das finanças pessoais. 

1) Estabeleça metas

Para você iniciar um planejamento financeiro é importante estar baseado em metas. Por isso, pense quais são suas metas a curto prazo, por exemplo, para daqui a um mês, ou o que pretende alcançar daqui a cinco anos.

É normal que você tenha diversos objetivos, então comece por preparar uma lista de prioridades. Essa é uma forma de se motivar. Imagine quando você alcançar seus sonhos e viver a vida que você sempre sonhou.

2) Se comprometa

Agora que você definiu os objetivos, estabeleça os prazos para conseguir realizar. Após definir os seus objetivos e ter estabelecido o prazo, se comprometa. É impossível chegar a qualquer lugar sem comprometimento.

3) Tenha como hábito economizar

Dedique um tempo de qualidade para analisar a sua relação com o dinheiro, seus gastos e não gaste mais do que ganha. Parece simples e óbvio, mas a maioria das pessoas comete esse erro. Segundo pesquisas do setor, apenas 33% dos brasileiros economizam dinheiro mensalmente.

Ao invés de manter um hábito de gastar mais do que ganha, tente desenvolver o hábito de economizar. No começo, pode parecer difícil, pode até parecer impossível. Mas com força de vontade, pouco a pouco, você consegue transformar em um novo hábito.

Por exemplo, uma estratégia que você pode aplicar para evitar o gasto é separar uma parte do seu salário ou rendimento, pode ser 10%, 15% ou até 30% para investir. Uma boa dica é programar a sua conta bancária para reservar esse dinheiro automaticamente. Encare como se fosse mais uma dívida essencial. Porém, uma dívida que irá melhorar sua vida no futuro.

4) Faça seu orçamento mensal

Prepare um orçamento de gastos mensais, sabemos que cerca de 36% dos brasileiros não sabe o que gasta, segundo o SPC. Com um orçamento dos gastos mensais você vai entender e poderá criar uma diretriz para planejar a sua situação financeira, e assim fazer melhores escolhas e evitar dívidas ou consumos desnecessários, aos poucos, você realmente toma conhecimento e consciência das suas despesas. Por exemplo, se você concluir que gasta muito em restaurantes, você pode fazer suas refeições mais simples e almoçar no sua local de trabalho.

5) Multiplique seus sonhos

Quando você cria o hábito de preparar e se comprometer com o seu planejamento financeiro detalhado, você consegue multiplicar as possibilidades de concretizar os seus projetos pessoais e objetivos familiares.

É nesse sentido que a Credimorar pode ajudar a tirar as suas dúvidas e ser seu consultor financeiro, para que seus sonhos possam ser realizados com sucesso!

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário