Mercado imobiliário

O que esperar do mercado imobiliário em 2019?

fevereiro 1, 2019
Tempo de leitura 4 min

O mercado imobiliário está em constante mudança, às vezes em alta, outras em baixa. Esse impacto, positivo ou negativo, se dá muitas vezes por conta do ciclo econômico e por interferências políticas, que afetam a economia do país, impactando diretamente o mercado imobiliário.

O Brasil está começando a se reerguer após passar por uma crise econômica aguda , que abalou diversos setores do país.

O mercado de imóveis viu uma grande melhora recentemente, especialmente na cidade de São Paulo, ao longo de 2018. Em função disso, os incorporadores e especialistas estão bastante confiantes na retomada do mercado e destacam as principais tendencias para 2019.

Se você pensa em investir no mercado imobiliário, mas não conhece muito bem a atual situação e as promessas para este ano, continue por aqui e veja um pouco mais sobre o assunto! Vamos lá?

Qual a atual situação do mercado imobiliário?

Nos últimos anos, por conta da crise financeira que o nosso país enfrentou, houve uma grande redução de cerca de 50% do volume de vendas do mercado imobiliário, entre a máxima em 2013 e a mínima em 2016.

Como resultado dessa baixa, vivemos uma fase onde não havia retorno do mercado e nem circulação de capital.

Porém, atualmente o mercado imobiliário encontra-se retomado, com a melhora de vendas constatada em 2018, que se prolonga até o atual momento.

 Essa melhoria se deve ao aumento da oferta de crédito imobiliário por parte das instituições financeiras, bem como à recuperação de depósitos para serem usados em financiamentos, além da maior confiança do consumidor e da redução da oferta de imóveis novos, os famosos lançamentos imobiliários no período recessivo.

Já a grande expectativa para a continuidade dessa melhoria se deve à percepção de que os problemas econômicos e fiscais devem ser equacionados, e à redução das turbulências políticas, que provocam ainda muitas incertezas.

Muitos especialistas do ramo acreditam que, com o fim da eleição e a mudança de governo, o mercado de imóveis vai voltar a inspirar confiança. Isso porque o presidente eleito tem um discurso mais reformista, que agrada a muitos empresários e investidores.

Podemos concluir que, se você está estudando a possibilidade de comprar um imóvel, esse é um bom momento, pois as mudanças do mercado trazem boas projeções para este ano.

E as principais tendências para o mercado imobiliário em 2019?

Plataformas digitais voltadas para vendas

É muito importante que as empresas do ramo imobiliário acompanhem o avanço das tecnologias para poderem se destacar e oferecer bons serviços para os seus clientes. Sendo assim, um ponto no qual devem apostar são nas plataformas digitais para atendimento e venda de imóveis.

Quando a empresa apresenta um site bem estruturado, intuitivo, de fácil acesso e com anúncios chamativos para os seus imóveis, ela oferece uma experiência totalmente nova para o comprador, o que já garante um excelente primeiro contato, reinventando e alcançando de forma satisfatória o seu público-alvo.

Portanto, a imobiliária pode investir em algumas tecnologias, como a realidade virtual, para que o cliente consiga realizar um tour 360° pela propriedade, conhecendo os detalhes e poupando o tempo gasto em visita de imóveis.

Existem muitas outras possibilidades de oferecer uma venda facilitada e um excelente atendimento para os clientes da empresa, incentivando o destaque da imobiliária no mercado.

Facilidade de crédito para financiamento

Em 2019 deve haver facilidade para aqueles que pretendem adquirir crédito imobiliário.

Com a inflação sob controle, o comprador vai ter mais chances de ter seu financiamento aprovado pelo banco.

A inflação sempre foi um dos vilões para o ramo imobiliário, uma vez que influencia diretamente na forma que os compradores quitam a dívida do financiamento.

Isso aquece a economia e propicia o surgimento de novos empreendimentos imobiliários, um número maior de ofertas para o mercado, queda de preço dos produtos, melhores condições de pagamento e taxas por parte das instituições financeiras, e por fim, ótimos negócios para os consumidores.

Agora você já conhece melhor a atual situação do mercado imobiliário e as principais tendências para 2019. Vale ressaltar que, para investir no mercado de imóveis, é importante estar atento a todos esses detalhes, de forma a poder aproveitar a boa onda da economia. É necessário também fechar negócios com empresas de confiança e que ofereçam serviços de qualidade.

Ficou interessado em ver mais conteúdos como esse? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube para continuar nos acompanhando!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário