Financiamento imobiliário

Crédito imobiliário: o que você precisa saber antes de solicitar

janeiro 22, 2019
Tempo de leitura 5 min

Quando o assunto é a compra da casa própria, existem muitas opções para conseguir realizar esse sonho. Dentre elas, o que mais se destaca é o financiamento, que é um crédito imobiliário oferecido por uma instituição financeira quando o comprador não possui o valor do imóvel a vista ou até mesmo para não se descapitalizar.

O financiamento, como todo processo de aquisição de imóveis, requer muito planejamento e preparação, afinal de contas, o comprador pode se comprometer a pagar uma dívida alta por um tempo muito extenso, que é definido juntamente ao banco, diante das condições da pessoa.

Se você tem a intenção de comprar sua casa ou apartamento e pretende usar o crédito imobiliário, aqui está uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre essa opção e perceber como ela funciona e quais as formas de amortização da dívida! Vamos lá?

O que é um crédito imobiliário?

O crédito imobiliário é uma ferramenta muito importante na modalidade de financiamento para a compra de imóveis. Ele conta com taxas diferenciadas e, geralmente, não é difícil de se obter. É a forma mais procurada pelas pessoas que pretendem investir em um imóvel

Esse financiamento pode ser feito para qualquer tipo de imóvel, seja residencial, seja comercial, ou atá mesmo para um lote, por exemplo. Pode ser utilizado independentemente do empreendimento ser novo, usado ou estar na planta, que é quando já existe o projeto do imóvel, ele já foi lançado pela construtora e está sendo comercializado, mas as obras ainda não iniciaram. ainda será construído, mas já está sendo vendido pela incorporadora.

Essa liberdade do crédito imobiliário é o que faz o financiamento ser bastante procurado, mostrando-se como uma excelente opção para quem quer investir.

Como funciona essa modalidade?

Para conseguir um crédito para financiamento imobiliário, o comprador do imóvel precisa procurar um consultor de crédito ou uma instituição financeira que tenha esse tipo de serviço para fazer a solicitação. Vai ser necessário apresentar alguns documentos de identificação, comprovante de renda, entre outros e nessa hora, o auxílio de um consultor faz toda a diferença. Ele poderá te auxiliar com todas informações e fazer com que o processo seja mais rápido, pois são esses documentos que permitem com que o banco verifique se a pessoa terá condições de quitar a dívida e libere a carta de crédito.

Depois que é liberado o crédito, o banco avalia o imóvel pretendido de modo a confirmar o valor que será financiado. A instituição financeira, então, solicita um valor de entrada para o comprador, que é geralmente cerca de 30% do valor total do bem.

Essa porcentagem da entrada depende muito do banco ou até mesmo da construtora, que muitas vezes oferece condições especiais para a compra de determinados empreendimentos. Em alguns casos é possível financiar até mesmo 100% do imóvel, com muitos anos para quitar a dívida — isso se for comprovado que é uma família de baixa renda.

Como conseguir o crédito imobiliário?

Para que o comprador conquiste essa carta de crédito juntamente à instituição financeira, é necessário fazer uma simulação do valor que você pretende pagar, atentando à renda mínima que cada banco exige que se tenha, uma vez que isso afeta a taxa de juros.

Para isso, indicamos que o comprador também conte com a ajuda de um corretor de imóveis. Esse é o profissional mais indicado para te ajudar a escolher um imóvel com o seu perfil, que atenda às suas necessidades. Com uma ideia do tipo imóvel que você pretende adquirir e do quanto ele custa, já é possível simular as parcelas do seu financiamento. Atualmente, a simulação pode ser feita on-line, no simulador do nosso site .

Feito isso, é necessário entregar toda a documentação solicitada. Aí é que o consultor de crédito imobiliário entra em cena. Ele irá ajudá-lo com a busca da melhor taxa, com a parte burocrática de documentação e comprovantes, com as exigências do banco e também auxiliar na hora da assinatura do contrato, verificando se está tudo de acordo. Além disso, o consultor tem um horário mais flexível para atender o cliente, diferentemente do horário comercial do banco.

Agora que você conheceu um pouco sobre como funciona o crédito para o financiamento de um imóvel, já pode pensar em investir no seu futuro, garantindo uma renda extra mais para frente ou até mesmo se livrando do aluguel.

E aí? Gostou de aprender um pouco mais sobre crédito imobiliário? Ficou interessado em ver mais conteúdos como este ou ter uma consultoria gratuita para conseguir o seu imóvel? Então, entre em contato com a gente! será um prazer fazer parte da realização do seu sonho.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário