Dia a Dia

Conheça os motivos que podem levar à Síndrome de Burnout

dezembro 3, 2019
conheça os motivos que levam a síndrome de burnout
Tempo de leitura 2 min

Como evitar um esgotamento

Você pode se perguntar: “ O que pode causar burnout nas pessoas?”

E a resposta é que este distúrbio se manifesta quando a relação que se tem com o trabalho se transforma em estresse intenso e irritação extrema. Como resultado, a pessoa acaba sendo levada ao limite, seja físico ou emocional, sentindo-se extremamente cansada, desmotivada e esgotada.

Sua origem é norte-americana e significa “chamuscado”. Sempre existiu embora não fosse como tal identificado. Aliás, Loretta Bradley foi a primeira, em 1969, a designar o termo estresse profissional por burn-out, a síndrome só viria a ser descrito em 1974, por Freudenberger.

O que indicam os estudos?

Estudos recentes indicam que cerca de 1/5 dos trabalhadores são afetados por burnout  no universo das empresas.

Quando você tem uma dedicação extrema ao trabalho, uma necessidade de fazer tudo sozinho, não delega as tarefas, tem poucas horas de descanso e muitas demandas pessoais para cuidar, esses são os principais motivos que o podem levar a um ter um esgotamento.

Se você percebe que está absorvido pelo volume do trabalho, e já sente os sinais de desgaste, o melhor é se questionar sobre o seu nível de irritação, cansaço e estresse.

Que tal decidir parar um pouco?

Aprender a parar um pouco, relaxar e planejar as mudanças necessárias para ter melhor equilíbrio na rotina e conseguir se organizar melhor. É importante ter outras atividades fora da rotina, para que tenha tempo para se revitalizar, como praticar alguma atividade física e/ou um hobby ou fazer algo que gosta, por exemplo: reunir os amigos, estar em família, fazer uma viagem, ou ter um tempo para não fazer nada e/ou contemplar uma paisagem e respirar profundamente. Portanto, encontrar um equilíbrio nos seus dias para evitar este estado “limite” é fundamental.

atividade física é uma alternativa para evitar o burnout

Praticar atividades físicas pode ser uma ótima alternativa.

E como as empresas devem agir?

No caso das empresas, essas consequências podem interferir nos resultados, gerando um aumento nas taxas de licenças, afastamentos e queda na produtividade da equipe.

Portanto, colocamos algumas dicas para os gestores e que podem ser bem eficazes para permitir o melhor ambiente de trabalho:

  • Avaliar as condições e ambiente de trabalho.
  • Aprimorar a comunicação interna.
  • Reconhecer os profissionais.
  • Criar situações de socialização e relaxamento.
  • Conscientizar os colaboradores sobre o problema.
  • Promover atividades criativas e inovadoras.

Gostou da matéria? Continue acompanhando o nosso blog, toda semana tem post novo. Você também pode acessar nosso instagram, facebook e linkedin para mais novidades.

Sem comentários

Deixe um comentário