Tecnologia e inovações

Como tornar uma equipe de trabalho mais inovadora

novembro 11, 2019
inovação
Tempo de leitura 3 min

Hoje em dia, no universo do trabalho, onde reinam as condições VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) , é essencial que os gestores e líderes orientem a mentalidade das suas equipes para a inovação e criatividade. Investir nas pessoas e entender o que elas precisam ajudam a manter o ambiente de trabalho mais construtivo e assim aumenta a produtividade. Vale a pena ver aqui cinco situações e dicas que podem ajudar a quebrar as barreiras para abrir espaço para a inovação.

5 situações que atrapalham a criatividade e como reverter esses quadros

 

1) Falta de concentração

Quando o colaborador tem uma tendência de falta de concentração e impulsividade, como por exemplo, enviar o trabalho antes que esteja pronto ou com respostas desalinhadas.

Dica: O ideal é que todos conheçam os projetos para que assim colaborem na área e a cada semestre possam apresentar os objetivos e missão da empresa. Com os objetivos e cronograma definidos, é importante nomear os colaboradores responsáveis por cada um deles. Assim, todos sabem quem é o responsável e quem tem mais conhecimento sobre o assunto.Melhor não “sair fazendo” sem saber.

2) Falta de comunicação

Situação: Ás vezes um colaborador pode ter o comportamento de proteger em excesso o trabalho e evita compartilhar suas ideias, com medo que elas sejam “roubadas”.

Dica: Incentivar a orientação e dê o exemplo. O gestor deve agir de forma a compartilhar e discutir de forma saudável todas as ideias do grupo de trabalho. É muito mais produtivo desenvolver uma rede diversificada de troca do que fechar as suas ideias.

3) Ego muito alto

Situação: Ter excesso de confiança e força de vontade, que pode impedir de pedir ajuda, mesmo quando precisa.

Dica: É essencial planejar desde o inicio, e ter procedimentos que exijam que as equipes enumerem os desafios previstos no início de novos projetos. Antecipar desafios pode ajudar os colaboradores a reconhecer claramente que podem existir problemas logo desde o início. E quando surgirem problemas, todos já estarão mais preparados
para lidar com as adversidades e mais à vontade para procurar ajuda e encontrar soluções.

4) Ultrapassar os limites

Situação: Forçar a equipe além dos limites razoáveis.

Dica: É importante se certificar que todos da equipe tenham tempo para “recarregar baterias”. Equipes sobrecarregadas e estressadas, podem perder a inspiração e motivação necessária para manter o bom nível de criatividade, bom humor e capacidade de inovar. É importante entender que cada pessoa tem necessidades e resistência diferentes.

5) Falta de valorização

Desvalorização. Não valorizar o sucesso ou as metas atingidas, e procurar sempre “a próxima novidade”.

Dica: Ensinar os colaboradores a criar e a trabalhar num ambiente ágil, pautado por autonomia, flexibilidade e produtividade. Ou seja, deixar sempre um espaço para ajustar sempre que necessário a condução dos
projetos, valorizar o trabalho de time e incentivar as equipes a celebrar as conquistas.

As startups, como a Credimorar, incentivam e buscam capacitar as equipes a agirem de forma mais criativa, colaborativa e com foco na inovação para encontrar a melhor solução para os clientes. Visite o nosso site e entenda mais sobre o nosso trabalho.

Sem comentários

Deixe um comentário