Financiamento imobiliário, Mercado imobiliário

Casa própria: veja as vantagens de financiar um imóvel

janeiro 30, 2019
Tempo de leitura 3 min

Atualmente, poucas pessoas têm condições de comprar uma casa à vista, pois as despesas básicas geralmente impedem que elas consigam juntar uma grande quantidade de dinheiro para fazer esse investimento. Assim, o empréstimo habitacional ou financiamento imobiliário torna-se uma das melhores alternativas para realizar o sonho de adquirir a casa própria, pois com ele você financia o valor do imóvel em inúmeras parcelas que cabem no seu orçamento.

Desta forma, neste post, apresentarei vários benefícios do empréstimo habitacional para te ajudar na compra do seu imóvel. Confira!

Utilizar o FGTS para amortizar a dívida

Um dos principais benefícios para você optar pelo financiamento habitacional é o fato de poder utilizá-lo para amortizar a dívida. Por meio do saldo do fundo de garantia, há a opção de pagar partes das prestações do financiamento em andamento e, assim, o investimento é quitado com mais rapidez.

Sair do aluguel

Além de poder utilizar o FGTS para amortizar a dívida, outro benefício do empréstimo habitacional é ter a possibilidade de sair do aluguel. Isso porque muitas vezes o valor pago em aluguel é semelhante ao do financiamento, sendo que você poderia pagar prestações que encaixem no seu orçamento e morar em um local próprio que dará retorno para você.

Personalizar seu imóvel

Outra vantagem de comprar uma casa financiada é ter a opção de personalizar seu imóvel. Não é raro encontrar pessoas insatisfeitas por morar de aluguel e não poder fazer as mudanças desejadas no design dos cômodos embutidos e revestimentos, como o piso, por exemplo.

Por outro lado, ao financiar um imóvel, você pode fazer todas as alterações desejadas e deixar a sua casa com a sua cara, pois a casa/apartamento adquirido é sua propriedade.

Comprar sem ter que se descapitalizar

Comprar sem ter que se descapitalizar é muito vantajoso para quem tem o valor do imóvel à vista, uma vez que, com o financiamento, você não vai precisar dar o dinheiro todo e ficar sem nenhuma reserva no banco. Assim, você pode, por exemplo, aplicar o seu dinheiro juntado em algum tipo de investimento e pagar as prestações com o valor dos rendimentos obtidos.

Vender sem quitar o financiamento

Vender sem quitar o financiamento é certamente mais um dos ótimos benefícios para você comprar a casa própria, uma vez que, se alguma mudança radical acontecer na sua vida, é possível desfazer do negócio, vendendo o imóvel para que outra pessoa termine de pagá-lo — essa transação depende da aprovação do banco.

Com isso, você pode recuperar o valor já investido para comprar outra moradia. Contudo, é preciso ter muita atenção e ver se vale a pena mesmo fazer a troca para não tomar decisões precipitadas.

Obter renda fixa caso queira alugar o imóvel

Caso você não deseje vender a casa adquirida, outra grande vantagem que você tem com o empréstimo habitacional é poder obter renda fixa com o aluguel do seu imóvel. Assim, você utiliza a renda do aluguel para pagar as parcelas do financiamento até que você quite a dívida. Esse investimento é muito comum entre os jovens que ainda moram com os pais e desejam investir em um patrimônio.

Contar com pagamento a longo prazo

Por fim, mais um dos melhores benefícios para você financiar a compra do imóvel é contar com pagamento a longo prazo. Trata-se de ter a possibilidade de parcelar o valor a ser pago em até 30 anos, tendo em vista que quanto maior o tempo do empréstimo, menor será a prestação.

Neste post, abordei sobre quais são as vantagens de fazer o empréstimo habitacional para aquisição da casa própria. Vale ressaltar que para sanar as suas dúvidas e facilitar o processo de financiamento é importante contar com o auxílio do serviço de uma consultoria imobiliária.

Então, gostou da leitura? Agora assine a nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário