Mercado imobiliário

As tendências do Mercado Imobiliário para este novo ano

janeiro 7, 2020
tendenciasmercadoimobiliario
Tempo de leitura 4 min

Muitos acreditam que 2020 já é o ano da retomada do mercado imobiliário e que essa pode ser a sua chance de adquirir um imóvel por um preço justo e com grandes possibilidades de negociação.

O que também é válido para o segmento corporativo, para aquisição de salas comerciais ou seu novo escritório. Para os inquilinos, pode ser uma ótima chance de alugar um imóvel com condições de negociação que o favoreçam, já que há uma forte tendência de alta no valor de aluguéis. Portanto, é uma oportunidade para os investidores terem uma renda mensal valorizada.

Comece o ano na frente e beba “água limpa”

Enquanto alguns ainda sentem a insegurança de um longo período de recessão econômica, outros vislumbram um período de recuperação e estabilidade.  Estudos mostram que após um período de recessão, sempre haverá um período de recuperação, e outro período de recessão, e outro período de recuperação…
Temos um cenário econômico no Brasil com indicadores que apontam claramente para uma melhoria crescente, então o momento é agora!

Os indicadores para compra melhoraram

Como mostram os indicadores, o mercado está mais fortalecido. Com a Selic em queda, a taxa básica de juros da economia no Brasil foi reduzida para 4,5% ano, a inflação deve alcançar um patamar baixo para o padrão brasileiro dos últimos anos em torno de 3,54%.
Além disso, o SFH (Sistema Financeiro da Habitação) subiu em janeiro de 2019, estimulando a utilização de crédito e financiamento imobiliário.
A venda de imóveis, por sua vez, alcançou o expressivo número de 36.673 unidades vendidas entre julho de 2018 e junho de 2019, 32,2% a mais que no período entre 2017 e 2018.
O levantamento do CBIC indica que outro fator de crescimento para o setor é a baixa de 9% no estoque (apartamentos recém-construídos, em obras e na planta) devido à maior demanda que oferta de empreendimentos. Ou seja, mais imóveis foram comprados do que lançados em 2019.

Tendências que chegaram para ficar: Co-Working, Co-Living e Studios

Segundo nossos estudos, a tendência para ambientes compartilhados chegou mostrando que são exemplos bem-sucedidos de espaços para trabalhar de forma compartilhada e colaborativa com custos reduzidos, infraestrutura inovadora e redução de custos operacionais.
Muitos imóveis corporativos, que antes eram ocupados por empresas com grandes instalações e custos altíssimos de manutenção, hoje dão espaço para o compartilhamento.

Outra forte tendência com este mesmo sentido é o co-living. Ainda com atuação tímida no Brasil, tem potencial gigantesco para investidores corporativos e também como residência para estudantes ou uma ótima alternativa para as pessoas já na melhor idade que não querem ficar isoladas.

É cada vez mais crescente o número de pessoas que colocam suas casas gigantescas à venda, optando por apartamentos cada vez mais compactos e funcionais.

E os studios que surgiram nos Estados Unidos como um segmento do estilo de “open space”, são a versão moderna dos antigos lofts. As principais características de um studio são a ausência de separação entre os ambientes, a metragem mais compacta e a localização estratégica com boa acessibilidade.
Com tamanho de até 30m², os apartamentos studios, são muito procurados por jovens casais, pessoas independentes ou executivos que querem viver perto do trabalho. São pessoas que buscam o custo-benefício e querem uma nova forma de viver com modernidade.

Momento Favorável para aquisição de imóvel

Bem, estamos com um cenário econômico em recuperação e com novas tendências de viver e compartilhar os espaços. Até mesmo para os investidores que não querem correr riscos, o momento é favorável para a compra de imóveis, já que os preços ainda estão defasados por causa da crise.

Portanto, o importante é que ao fazer um negócio imobiliário, você não abra mão da segurança. Escolha uma empresa especializada, com profissionais qualificados e que vão tirar todas as suas dúvidas sobre a melhor forma de conseguir o seu financiamento imobiliário.

Você também pode gostar

1 comentário

  • Avatar
    Responder Ana carolina de lima janeiro 10, 2020 at 5:15 pm

    Quero minha casa nova

  • Deixe um comentário