Educação financeira

Alugar ou comprar um imóvel financiado: qual a melhor opção?

janeiro 7, 2019
Tempo de leitura 4 min

Alugar ou comprar imóvel financiado? Essa é uma dúvida muito comum na mente das pessoas, uma vez que o mercado imobiliário oferece as duas opções. Com isso, você deve analisar com atenção os pontos positivos e negativos das duas possibilidades para fazer a escolha correta e evitar ter prejuízos com gastos desnecessários.

Dessa forma, neste post, abordaremos sobre algumas das vantagens e desvantagens de cada uma das opções para que você faça a melhor escolha. Boa leitura!

As vantagens do aluguel

Custo inicial reduzido

Uma das principais vantagens de morar de aluguel é ter o menor custo inicial, pois, na maioria das vezes, o máximo que você precisa gastar é o equivalente a 3 meses de caução para poder alugar a casa/apartamento, quando feito por uma imobiliária.

Inexistência de custos com manutenção e reforma

Além de menor custo inicial, outra vantagem é economizar com os gastos de manutenção e reforma, uma vez que o proprietário é o responsável por fazer as obras necessárias, de forma que o imóvel esteja em boas condições para uso.

Liberdade para mudar quando quiser

Ter a liberdade para mudar quando quiser é mais um dos benefícios de morar de aluguel, pois é comum encontrar pessoas com o desejo de conhecer outros ambientes e respirar novos ares. Contudo, é válido ressaltar que o processo de mudança é desgastante e, por isso, muitos preferem evitá-lo. Além disso, é preciso lembrar que existe um contrato que estabelece um tempo mínimo de locação — se ele não for cumprido, acarretará em multa com juros.

As desvantagens do aluguel

Investimento sem retorno

Morar de aluguel também tem as suas desvantagens, sendo que uma delas é fazer um investimento sem retorno, pois o valor pago a cada mês não é recompensado em nada para você em longo prazo.

Possibilidade de elevação do valor

Outra desvantagem é saber que o aluguel pode subir todo ano e comprometer o seu orçamento com as outras despesas.

Necessidade de mudança

Poder ser forçado a mudar talvez seja uma das piores desvantagens de optar por morar de aluguel. Isso porque não é raro encontrarmos pessoas que sofreram com mudanças inesperadas por causa de proprietários pedindo o imóvel.

As vantagens do financiamento

Aumento do patrimônio

Para escolher entre alugar ou comprar imóvel financiado, ter a possibilidade de aumentar o seu patrimônio é certamente uma das grandes vantagens do financiamento. Vale reforçar que a compra de um imóvel é um dos melhores investimentos que uma pessoa pode fazer na vida, pois o retorno do dinheiro investido é certo.

Inexistência de descapitalização

Comprar uma casa à vista pode parecer uma boa escolha para não ter dívidas, contudo, trata-se de uma descapitalização muito alta para se fazer, levando em consideração que todas as pessoas têm despesas básicas que as impedem de juntar muito dinheiro. Assim, é vantajoso financiar um imóvel para sair do aluguel e realizar o sonho da casa própria.

As desvantagens do financiamento

Financiamento em longo prazo

Uma das desvantagens de comprar um imóvel financiado é o longo prazo para pagar a dívida. Todavia, é bom ressaltar que a taxa de juros é consideravelmente baixa e você pode utilizar o FGTS para amortizar o saldo devedor.

Custo alto inicial com entrada de 20%

Outra desvantagem é o custo alto inicial com entrada de 20%, pois o limite máximo do empréstimo é de 80% do valor do imóvel. Além disso, para fazer o financiamento, você depende de aprovação de crédito.

Pronto! Agora, você já pode decidir entre alugar ou comprar imóvel financiado. Vale reforçar que a compra do imóvel é um investimento que pode gerar retorno enquanto o aluguel representa um gasto sem possibilidade de rever o dinheiro. Por isso, é aconselhável fazer o empréstimo habitacional para você ter a opção de receber de volta tudo o que investiu, vendendo ou alugando o imóvel adquirido.

Então, gostou do nosso texto? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos em sua caixa de entrada!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário