Tecnologia e inovações

A Inteligência Artificial e o uso de robôs nas empresas

dezembro 17, 2019
Tempo de leitura 2 min

Com certeza, você já convive no seu dia a dia com Robôs e Inteligência artificial (IA), essas são tendências que vieram para ficar! É uma tecnologia que incrementa a rotina de trabalho, como por exemplo, a “internet das coisas“, que facilita a conexão de objetos cotidianos.

O que pode melhorar ao aplicar o conceito de inteligência artificial nas empresas?

A construção de softwares inteligentes e robôs têm um caráter que visa melhorar a performance dos profissionais, e não substituí-los com o passar do tempo.

Um dos exemplos mais comuns, se passa no cenário hospitalar. Frequentemente, médicos e cirurgiões têm o apoio de equipamentos para realizar cirurgias e obter diagnósticos mais precisos. Contudo, eles são instrumentos nas mãos de pessoas altamente qualificadas para oferecer soluções efetivas.

Já no ambiente empresarial, pode-se dizer que tanto os recursos robóticos presentes na indústria, quanto as tecnologias de inteligência artificial, têm conquistado espaço de modo positivo. Sua atuação consiste na busca constante por soluções e formas de automatizar os processos de trabalho.

Economia de tempo

Essa tecnologia representa economia de tempo e libera o profissional para focar em aspectos estratégicos sem perder de vista as tarefas cotidianas.

No campo de relacionamento com o cliente e desenvolvimento de produtos, existem programas que registram o comportamento de compras online e recomendam itens para potenciais consumidores, mas nada vai substituir a empatia e a emoção da voz humana.

Quais são as tendências no mercado?

inteligenciaartificialnasempresas

Em um mercado cada vez mais digital e informatizado, é preciso que as empresas se adaptem para que possam agir de maneira eficiente.
Uma das inovações nesse sentido é a reformulação dos sistemas e programas que possam ser criados para integrar os processos em um único lugar, aumentando a visibilidade e o compartilhamento de informações.

Por exemplo, ter uma ferramenta com foco no registro de dados sobre a operação e na transformação dessas informações em relatórios, que são fundamentais para a tomada de decisão. Desse modo, é possível também combinar ações de marketing e relacionar com a performance da área de vendas.

Tanto a redução de custos quanto o aumento da produtividade são preocupações constantes na mente dos gestores. Com a implantação de sistemas, as empresas podem focar na experiência do cliente, reduzir custos operacionais e melhorar o desempenho da equipe.

As novas empresas, como as startups e fintechs dispõem dessas ferramentas e já nasceram nesse ambiente com foco na inovação de serviços, agilidade no atendimento personalizado e alta performance no desempenho das equipes.

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